Perfil







JOSESSANDRO ANDRADE

Jossesandro Batista de Andrade nasceu em Sertânia, Pernambuco, em 1971. Compositor, poeta cordelista, teatrólogo. Professor da rede pública estadual de ensino. Sócio fundador da ACORDES - Associação Cultural de Sertânia, e da SAPECAS – Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia.

 É um poeta premiado em sua terra e galgou os prêmios nos Concursos Literários da Semana Estudantil de Arte com os poemas:




*Memórias, 1° lugar e Carro de Fogo, 2° lugar em 1990;
*A Margem dos Dias Lindos, 2° lugar em 1992; 
*Rosacela e a Bomba B, 1° lugar em 1995;
*Pop Pós-concreto para um Cantador Interativo, 2° lugar em 2000 e
*Um Frejo Delicado, 2° lugar em 2006.


Seu poema Nassau do Sertão foi gravado em placa de bronze, ao lado de um poema de Pinto do Monteiro e faz parte da Casa do Ancião de Sertânia. Publicou poemas nos fanzines: Mandacaru, Placenta, Boca e Cabeça de Rato, que circula há 10 anos. Participa ativamente da agitação cultural de Sertânia e articula-se na internet com poetas de todo o Brasil.

Livretos:
Abismos Azuis- primeiros poemas-1992

Revista:
Coletânea “NOVOS POETAS DE SERTÂNIA”, nos “Cadernos Pppulares” editados por MÁRIO HÉLIO, ATRAVÉS DA FUNDARPE , RECIFE-PE, 1995.      

 Cordéis

-Cordel de Esquerdinha – Poemas de Jossesandro Andrade, 2000.
-O Nassau do Sertão – 50 anos de sacerdócio do holandês padre Christiano Jacobs, 2005;
-Luiz Camarão, o professor de cachaça, 2006.
- A Igreja Ingericana- anais do bar de Zé Mago, 2006.

Participação em coletâneas:

-Cabeça de Rato – Antologia de 5 anos de existência, 1993;  1995;
-Poemas que tomam partido – 20 anos do PT em Sertânia, 2002-2003.
.Projeto Resistência – 10 anos do Cabeça do Rato, 1998;
-Cordelteca Intinerante- Coletãnea do  V  CLICOS- Concurso de Literatura de Cordel de Sertãnia-  ACORDES  2011
 

Como compositor tem trabalhos em parceria com Zé Luiz, César amaral, Anacleto Carvalho, Duval Brito, Carlos Celso, HEuris Tavares,Jailson Santana, Charuto,entre outros, bem como canções gravas por Luiz Wilson e Heuris. Sua composição “ Fole perguntador”, em parceria com Jaílson Santana obteve com o cantor Daniel Medeiros O Prêmio de melhor intérprete no I Festival de Música de Sertãnia, em 2009.

Como Autor Teatral Tem várias peças premiadas como melhor texto:

-DIARIO DE UM POETA DE AGUA DOCE- II MOSTRA DE TEATRO DE BOLSO DE SERTÃNIA-1998
- A FOME DE CADA UM É A MISÉRIA DE TODOS NÓS- I FETESE-FESTIVAL DE TEATRO ESTUDANTIL DE SERTÂNIA-2003
-O GRITO DA TERRA- III FETESE-2005

e Também foram encenadas :  O Comício do sonho contra a dinastia das trevas,Memórias de um cabaré, Terra e gente, O varredor de rua e Dê no que der.


   Escreveu a apresentação do CD da banda de pífanos da Mata ,do livro “anjo urbano”, de Flávio Magalhães e da coletânea “pirão de repente”, organizada por  Zito Jr.  & Zilmo Siqueira.


Como professor, atuou nas escolas COLÉGIO DIOCESANO  CARDEAL (Rede privada), ETELVINO LINS (Rede municipal)ESCOLA OLAVO BILAC E NA ESCOLA JORGE DE  MENESES(ambas na rede estadual e atualmente leciona na EREMOB- ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OLAVO BILAC, após aprovação em seleção do programa de educação integral. Possui um depoimento publicado na gramática em cordel , de Jandui Dantas e o projeto poesia em sala de aula, além da gincana da leitura. É pos-graduando em lingua portuguesa , na UPE -CARUARU.

Venceu o Prêmio nacional VIVA A LEITURA, do Ministério da Educação, Minsitério da Cultura, Fundação Santiliana, com o projeto Festival Literário do Sertão, em 2009. 


Filme:

Participação no filme: POETAS DE REPENTE. DIREÇÃO HILTON LACERDA  & CÍNTIA FALCÃO, FUNDAJ - FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO, RECIFE-PE, (2006).Exibido na TV Escola e distribuído prá mais de 50 países.





Jornalismo:

   Foi editor dos jornais locais Gazeta de Sertãnia ,A cidade, Ângulo, Jornal de Sertânia e chefe de reportagem da folha do sertão, além de ter coluna no Jornal de Arcoverde e Gazeta regional, tendo entrevistado grandes personalidades da vida brasileira como Luiza Erundina, Roberto Freire, Ivanildo Vila Nova,entre outros...

Foi apresentador dos programas de rádio VIOLAS  E VIOLEIROS-RÁDIO MOXOTÓ AM e SERTÃNIA EM AÇÃO- Sertânia fm. 


                 Gestão cultural
 Exerceu no periodo de 1997 a 2000 a função de diretor do departamento de cultura de Sertãnia, tendo realizando grandes projetos como ENCONTRO DE POLITiCA CULTURAL DE SERTÃNIA, ARTISTAS NA FEIRA , TEATRO NAS ESOLAS, CAMINHADA POETICA DE SERTÃNIA, FESTIVAL DE MUSICA, SERTÃNIA MOSTRA ARTE, entre tantos outros, tendo sua gestão sido alvo de elogios da imprensa , da cãmara de vereadores e da classe artística. 

  FONTE: WWW.INTERPOETICA.COM- PROJETO BIOPÉTICA DE PERNAMBUCO.